domingo, 27 de setembro de 2009

Jantar, coquetel, churrasco ou bolo e champagne... o que escolher para servir no casamento?

A maioria dos casais que me procura tem esta dúvida. O que servir no casamento? Entre tantas dúvidas, o que geralmente decide é o financeiro. Mas cuidado, algumas regras de etiqueta existem para nos ajudar a definir a mensagem que o casal quer transmitir aos seus convidados dentro de sua realidade financeira. O objetivo aqui é esclarecer sobre alguns formatos de recepção:
Coquetel: existe uma série de tipo de coquetel, com ilhas de frios e queijos, massas, risotos, mini comidinhas (chamado também de finger food). É o menu mais procurado por motivos econômicos e também pelos menos formais, mais descontraídos, e também dos que acreditam que a família não vai se dar bem com o jantar e todo o seu requinte.Devo admitir que um menu de coquetel bem elaborado é o máximo, fica muito elegante e com uma grande variedade de mini-degustações onde os casal pode mesclar itens mais tradicionais e conhecidos, com algumas combinações inusitadas sugeridas pelo chef que desenvolveu o cardápio.
Mas existe um cuidado especial, este cardápio deve ser servido se o seu casamento começar deste o meio da tarde, entre 15h e 18h. Para um casamento de fim de tarde vai ficar realmente super elegante. Muitas pessoas me perguntam qual o cardápio ideal para o domingo à tarde, apostem no coquetel.
A ambientação ideal para esta proposta é distribuir pufes, sofás, bistrôs no espaço onde será realizado, você pode até optar por montar mesas, mas vai ter de se preocupar para não transmitir aos seus convidados falsa impressão de jantar que possa parecer.Embora a proposta de cardápio seja mais econômica em relação ao jantar, você terá de investir mais em locação de móveis e o decorador terá de elaborar uma maneira aconchegante um projeto de ambientação.
Bolo e Champagne: Para este tipo de cardápio o casal tem uma liberdade maior em dia da semana e horários (só não recomendo o sábado à noite, que tem uma expectativa de jantar, pista de dança, animação), a única recomendação é que fica mais simpático se não houver um deslocamento entre o local da cerimônia e da recepção. Pode ser uma opção econômica também caso não extrapolem no valor das bebidas. O tradicional champagne, que é uma bebida de custo elevado pode ser substituído por um outro espumante, um espumante nacional da uva moscatel ficaria super adequado, por ser doce e harmonizar bem com a proposta. Para o sabor do bolo, sugiro o mais tradicional possível, um creme de nozes é difícil de errar.
Se quiser ampliar um pouco mais este cardápio, pode –se colocar um pequeno coquetel de preparações frias e bem elaboradas antes dos noivos entrarem no salão de recepção para o corte simbólico do bolo e ampliar as bebidas para uma tradicional cerveja e whisky.
Como nas demais festas, a mesa de doces, de café na finalização e também os bem casados são parte do charme da comemoração.
Jantar: Este é o preferido na grande maioria dos casais, e se não do casal, dos pais. Garante uma festa de mais tempo de duração, com pista de dança e toda a animação esperada de uma festa de casamento. A partir das 19h o ideal é servir um jantar, que deve ser antecedido por um coquetel de canapés e salgados, pode até ter ilhas com algumas comidinhas.
O jantar pode ser empratado ou buffet. Ambas as situações são elegantes, depende do estilo do casal e convidados. Só particularmente considero que em festas com um número maior de convidados, acima de 300 pessoas, o buffet é bastante indicado, pela constante movimentação dos convidados.
Uma outra dica: para as festas que têm mais que 6h de duração, recomendo também ter as comidinhas da madrugada, que vão garantir o bom andamento da festa até o seu final, porque evita que o convidado que não gosta de doces, fique até o final da festa apenas com a opção das bebidas.
Sobre o cardápio de jantar, por se tratar de um assunto que vale a pena ser mais desenvolvido, me comprometo em breve a voltar com um artigo com mais detalhes e dicas.
Além destas opções que são mais questionadas, pode-se fazer um almoço, onde sugiro sempre um menu mais completo, por ser praticamente a primeira refeição do dia para o convidado. O brunch também é charmosíssimo, uma opção muito agradável e os convidados vão se surpreender. Muitas pessoas me perguntam sobre o churrasco. Considero uma opção bacana caso seja um almoço em uma área aberta, ou uma mesa reservada em um restaurante que tenha esta especialidade, para que seja garantida a qualidade deste cardápio.
O importante é adequar o cardápio à situação econômica e ao sonho do casal. Também não adianta reduzir as expectativas e fazer algo que não é o sonho, a principal regra é sempre o bom senso para garantir uma comemoração especial.

9 comentários:

  1. Oi Marcinha, fiquei super surpresa em saber sobre este seu blog e principalmente sobre este seu talento para escrever com tanta ELEGANCIA (entendeu? rs) sobre um assunto tão delicado como é um casamento.
    Você está de parabéns! Não é por menos que você é a profissional de eventos mais respeitada e admirada do ABC Paulista.
    Se eu já era fã do seu trabalho, depois deste blog terei que fazer uma carteirinha... rs
    Quero seguí-lo e acompanhar tudo o que sai desta sua mente brilhante.
    Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Marcinha,
    Não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado. (Afonso Opazo)
    A partir da frase deste pensador que diz tudo o que você é. Uma profissional exemplar que em sua delicadeza sabe elaborar, conduzir e realizar com maestria um dos maiores sonhos de uma mulher. Espero que você tenha muito sucesso !!! Torço e acredito muito em você. E lembre-se que pode sempre contar comigo como o seu porto seguro, para qualquer situação.

    Beijos

    Jefferson Fabris
    Consultor de Eventos

    ResponderExcluir
  3. Oi Má! Você hein!?!?! Quando eu crescer quero ser que nem você. Cada dia um flash, rsrs. Cheia de surpresas e o melhor de tudo que elas sempre são boas e criativas. Amiga, muito legal seu Blog e pode ter certeza que sempre vou vir aqui ver o que está acontecendo. Te adoro e te admiro muito! Parabéns!!!

    Smackss
    VanVan

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa, uhuuu amei seu blog.
    Alias você merece todo o sucesso, você é uma referência para muitas pessoas!!!
    Sucesso, e sempre que precisar, estou a disposição.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Querida Márcia
    Eu e meu noivo amamos seu blog, estamos acompanhando.
    Gostariamos de marcar uma reunião com voce, ja estamos tentando entrar em contato telefonico e por email com voce.
    Queremos ver um cardápio do buffet para nossa festa de casamento.
    Suely e Evandro

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcia, não consegui entrar em contato com você de outra forma e como tem haver com o assunto do seu blog, vou postar minha duvida aqui mesmo.

    Irei casar em 2012 e já estamos vendo as coisas para nosso casamento, mas uma coisa que minha noiva que na nossa festa é o vinho, ainda não sabemos se será um Brut ou um Moscatel.

    A duvida é, isso combina com churrasco, queremos servir desde o inicio da festa o vinho.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Hiroyugi,
    Seu casamento será um churrasco durante o dia ou à noite? Qual a época do ano?
    O espumante sempre é apropriado, até mesmo porque ele tem tudo a ver com o clima, que é de comemoração. Eu escolheria um brut para esta ocasião. Mesmo assim, se preferir ter o moscatel temos uma saída, você pode também servir um brut rosé.
    Se seu casamento for à noite e também fora dos meses mais quentes, um vinho tinto ficaria bem apropriado. Um bom custo benefício é um argentino da uva malbec, que geralmente oferece uma boa harmonização para carnes.
    Abraços,
    Marcia
    marciapsilv@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcia, muito obrigado pelas dicas...
    Estamos planejando em Setembro de 2012 a noite.
    Estava pensando em ver os Marco Luigi, Aurora ou Valduga.
    O Valduga Naturalle tinto já tomei, não sei se o espumante brut deles é tão bom quanto.
    Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, irei comprar os vinhos e ver quais deles gostamos mais.
    Beijos...

    ResponderExcluir