domingo, 27 de setembro de 2009

Jantar, coquetel, churrasco ou bolo e champagne... o que escolher para servir no casamento?

A maioria dos casais que me procura tem esta dúvida. O que servir no casamento? Entre tantas dúvidas, o que geralmente decide é o financeiro. Mas cuidado, algumas regras de etiqueta existem para nos ajudar a definir a mensagem que o casal quer transmitir aos seus convidados dentro de sua realidade financeira. O objetivo aqui é esclarecer sobre alguns formatos de recepção:
Coquetel: existe uma série de tipo de coquetel, com ilhas de frios e queijos, massas, risotos, mini comidinhas (chamado também de finger food). É o menu mais procurado por motivos econômicos e também pelos menos formais, mais descontraídos, e também dos que acreditam que a família não vai se dar bem com o jantar e todo o seu requinte.Devo admitir que um menu de coquetel bem elaborado é o máximo, fica muito elegante e com uma grande variedade de mini-degustações onde os casal pode mesclar itens mais tradicionais e conhecidos, com algumas combinações inusitadas sugeridas pelo chef que desenvolveu o cardápio.
Mas existe um cuidado especial, este cardápio deve ser servido se o seu casamento começar deste o meio da tarde, entre 15h e 18h. Para um casamento de fim de tarde vai ficar realmente super elegante. Muitas pessoas me perguntam qual o cardápio ideal para o domingo à tarde, apostem no coquetel.
A ambientação ideal para esta proposta é distribuir pufes, sofás, bistrôs no espaço onde será realizado, você pode até optar por montar mesas, mas vai ter de se preocupar para não transmitir aos seus convidados falsa impressão de jantar que possa parecer.Embora a proposta de cardápio seja mais econômica em relação ao jantar, você terá de investir mais em locação de móveis e o decorador terá de elaborar uma maneira aconchegante um projeto de ambientação.
Bolo e Champagne: Para este tipo de cardápio o casal tem uma liberdade maior em dia da semana e horários (só não recomendo o sábado à noite, que tem uma expectativa de jantar, pista de dança, animação), a única recomendação é que fica mais simpático se não houver um deslocamento entre o local da cerimônia e da recepção. Pode ser uma opção econômica também caso não extrapolem no valor das bebidas. O tradicional champagne, que é uma bebida de custo elevado pode ser substituído por um outro espumante, um espumante nacional da uva moscatel ficaria super adequado, por ser doce e harmonizar bem com a proposta. Para o sabor do bolo, sugiro o mais tradicional possível, um creme de nozes é difícil de errar.
Se quiser ampliar um pouco mais este cardápio, pode –se colocar um pequeno coquetel de preparações frias e bem elaboradas antes dos noivos entrarem no salão de recepção para o corte simbólico do bolo e ampliar as bebidas para uma tradicional cerveja e whisky.
Como nas demais festas, a mesa de doces, de café na finalização e também os bem casados são parte do charme da comemoração.
Jantar: Este é o preferido na grande maioria dos casais, e se não do casal, dos pais. Garante uma festa de mais tempo de duração, com pista de dança e toda a animação esperada de uma festa de casamento. A partir das 19h o ideal é servir um jantar, que deve ser antecedido por um coquetel de canapés e salgados, pode até ter ilhas com algumas comidinhas.
O jantar pode ser empratado ou buffet. Ambas as situações são elegantes, depende do estilo do casal e convidados. Só particularmente considero que em festas com um número maior de convidados, acima de 300 pessoas, o buffet é bastante indicado, pela constante movimentação dos convidados.
Uma outra dica: para as festas que têm mais que 6h de duração, recomendo também ter as comidinhas da madrugada, que vão garantir o bom andamento da festa até o seu final, porque evita que o convidado que não gosta de doces, fique até o final da festa apenas com a opção das bebidas.
Sobre o cardápio de jantar, por se tratar de um assunto que vale a pena ser mais desenvolvido, me comprometo em breve a voltar com um artigo com mais detalhes e dicas.
Além destas opções que são mais questionadas, pode-se fazer um almoço, onde sugiro sempre um menu mais completo, por ser praticamente a primeira refeição do dia para o convidado. O brunch também é charmosíssimo, uma opção muito agradável e os convidados vão se surpreender. Muitas pessoas me perguntam sobre o churrasco. Considero uma opção bacana caso seja um almoço em uma área aberta, ou uma mesa reservada em um restaurante que tenha esta especialidade, para que seja garantida a qualidade deste cardápio.
O importante é adequar o cardápio à situação econômica e ao sonho do casal. Também não adianta reduzir as expectativas e fazer algo que não é o sonho, a principal regra é sempre o bom senso para garantir uma comemoração especial.